Unidade CAL Glória
Espaço Sergio Britto
Vinícius Calderoni é um jovem e inquieto multi-artista que investe em várias frentes no Teatro, TV e Cinema, atuando, escrevendo, compondo, cantando, dirigindo. Sua criativa obra reflete as perplexidades da vida contemporânea.
O diretor Cesar Augusto, nosso parceiro de longa data, escolheu três textos do autor para este espetáculo – AS COISAS [DENTRO] DAS COISAS, que fecha com chave de ouro a experiência da Turma BT37A no Bacharelado em Teatro da Faculdade CAL de Artes Cênicas.
. . .
Um processo de trabalho determinado pela escuta e pela decisão coletiva.
Há muito tempo a dramaturgia de Vinicius Calderoni pairava sobre minha cabeça: algumas turmas investigaram as suas “Placas Tectônicas” – uma trilogia formada pelos seguintes textos: “Não nem Nada”, Ãrrà e “Chorume”. Desta vez, neste louco 2022, a BT37A “levou o caneco” e sorveu as possibilidades de misturar e construir um espetáculo a partir desta junção de temáticas afins. Chegamos nas COISAS DENTRO DAS COISAS. Este título já estava lá DENTRO de uma das PEÇAS, deste quebra-cabeças.
- Quem pescou esta “fala” não lembro mais. E precisa?
Esta espécie de aventura impermanente, que se constrói a partir da tecitura das questões que envolvem as tramas, é tão complexa e tão simples que só o fato de abrir uma janela, ou outras tantas possíveis ações corriqueiras, pode desencadear subjetividades - absurdas e concretas - que desestabilizam o fato de estarmos atuantes e nos relacionarmos com o que está por vir.
Uma peça dentro da peça, dentro das infinitas galáxias, circunscritas em cenas que aparentemente parecem não ter conexão, mas que por um fio, um sistema lógico, uma matemática analítica esperta, constroem um universo que, a partir de agora, será experienciado pelo olhar de quem assistiu, criou, ou melhor, experenciou os eternos vínculos da criação e que você, espectador, é convidado a fazer parte.
As COISAS são uma farra, uma imperfeição, contida na conjunção das COISAS, dentro das COISAS dentro das ___________________________________________________ (preencha como quiser, aqui se estabelece jogo, eterno jogo, de palavras e conexões)
Salve Calderoni, Salve BT37A (saudades já existem), Salve CAL, Salve Antônio Dias (nosso cenário é uma homenagem para usted), Salve equipe de criação “pura firmeza”, Salve Soraya Bastos, Rose Gonçalves, Fael di Roca e Rebecca Cardoso, Marcia Quarti, Rita Ariani, João Miller, Camila Moyano, Romulo Chindelar, Octavio Vargas, Renato Krueger, Vitor de Abreu (palavras me faltam) – Nos salvemos de tudo o que ainda virá.
Cesar Augusto
diretor
Vinícius Calderoni
Cesar Augusto
Vitor de Abreu
Soraya Bastos
Rose Gonçalves
Wilson Reiz
Cesar Augusto (a partir da obra de Antonio Dias)
Christyan Cameron
Fael di Roca
Rebecca Cardoso
Eduardo Reis
Magenta Rosa
Criação Coletiva
Anderson Peixoto
Romulo Chindelar
Renato Krueger
Camila Moyano
Octavio Vargas
João Miller
Rita Ariani
Pablo Henriques
Marcia Quarti